Vídeo do prefeito Sérgio Reis cria impressão falsa sobre a ação pública "entregarcaminhões" que a prefeitura não comprou nem recebeu em doação?

Vídeo do prefeito Sérgio Reis cria impressão falsa sobre a ação pública

O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, causou polêmica nesta segunda-feira (12) ao anunciar a nova empresa responsável pela coleta de lixo do município. 

Em vídeo nas redes sociais, durante carreata de apresentação dos caminhões, o gestor afirmou que estaria “entregando nove caminhões coletores” à cidade. O problema é que o município não comprou nenhum veículo com recurso público (como emenda parlamentar ou recursos federais) e também não recebeu doação. Todos os caminhões são sublocados pela empresa contratada para o serviço.

Especialistas em comunicação pública e cidadãos imediatamente passaram a questionar a declaração do prefeito, pois o uso da palavra “entregar” deu a impressão de que os veículos passaram a integrar o patrimônio público, o que não ocorreu.

A situação também trouxe à tona debates sobre práticas de fake news e o limite entre equívoco e intenção deliberada. Em tempos de informações rápidas e vídeos curtos nas redes sociais, mensagens podem ser interpretadas de forma equivocada, mas também podem ser usadas como ferramenta para confundir a população e criar impressões falsas sobre ações públicas.

O episódio evidencia a importância de transparência na comunicação política e governamental, pois a população tem direito a informações verídicas sobre investimentos, patrimônio e serviços essenciais.