Governo Mitidieri dá mais um passo rumo ao endividamento do Estado; SEFAZ abre propostas de bancos para contratação de credito de R$ 350 milhões

O Governo Mitidieri segue avançando nas tratativas para contrair um novo empréstimo que ampliará o endividamento do Estado. Na manhã desta terça-feira, 21, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) abriu os envelopes com as propostas de quatro instituições financeiras interessadas em emprestar R$ 350 milhões ao Governo de Sergipe.
Segundo o edital, os recursos serão aplicados em projetos de modernização tecnológica, desenvolvimento econômico, infraestrutura, aparelhamento e estruturação de ativos da administração estadual. No discurso oficial, a operação é apresentada como uma estratégia de fortalecimento da gestão e de ampliação da capacidade de investimento do Estado — mas, na prática, significa um nova dívida que será assumida pelos cofres públicos.
As propostas foram apresentadas por Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander. O chamamento público, publicado no Diário Oficial do Estado em 23 de setembro, abriu a disputa a qualquer instituição financeira habilitada pelo Banco Central para operar com órgãos públicos.
A operação de crédito foi autorizada pela Assembleia Legislativa em 18 de julho e será adjudicada à instituição que apresentar o menor Custo Efetivo Total (CET), considerando juros, encargos por liquidação antecipada e outras taxas.
Com a abertura das propostas, o Governo Mitidieri avança em mais uma etapa do processo de contratação, que, embora cercado de justificativas técnicas, reacende o debate sobre o aumento da dívida pública e o impacto de novas operações de crédito no equilíbrio financeiro do Estado. O resultado da seleção deve ser divulgado em até cinco dias úteis no site da Sefaz.
Comentários (0)
Comentários do Facebook